Nanotecnologias_final

 

O que são as Nanotecnologias?

Porque estão a revolucionar o mundo?

Oradora: Prof Doutora Paula Vilarinho, DEMaC, Universidade de Aveiro

A 25 de janeiro, no âmbito do projeto ENGINE4F, coordenado pela AEVA e financiado pelo Programa Erasmus +, realizou-se uma palestra, no Agrupamento de Escolas de Ílhavo, subordinada ao tema Nanotecnologias.

A Professora Doutora Paula Silveirinha Vilarinho, docente da Universidade de Aveiro no Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC), apresentou aos cerca de 80 alunos presentes, conceitos como: a escala nanométrica, quão grande é um manómetro, materiais em nanoescala, o que se espera alcançar com seu uso, como energia limpa, segura e de baixo custo; materiais mais fortes e mais leves; dispositivos médicos e medicamentos mais eficazes; entre outros. Também foi referido que seu uso levanta questões importantes na saúde. Existe atualmente um grande debate sobre em que medida as nanotecnologias serão benéficas ou maléficas para a saúde.

Em conclusão, foi dito que as nanotecnologias vieram para ficar e são a nova força revolucionária.

Pretendeu-se, mais uma vez, dar a conhecer o mundo da Engenharia e a sua importância nos dias de hoje, promover a carreira profissional na área das tecnologias e das engenharias e, simultaneamente, atrair mais jovens, para cursos nestas mesmas áreas.