Dia Europeu do Engenheiro

Para comemorar o Dia Europeu do Engenheiro, realizaram-se no dia 18 de novembro, duas palestras no âmbito do Projeto KA2 Erasmus + ‘Engineer for the Future – Engine4F’, coordenado pela AEVA. Assim, durante a manhã, representantes da AEVA-EPA e dos parceiros locais deste projeto, a Ordem dos Engenheiros, Eng. Bruno Figueiredo, da empresa Graphenest e a Universidade de Aveiro, Professora Elizabete Costa, do Departamento de Engenharias de Materiais, proporcionaram na Universidade de Aveiro, para cerca de 70 alunos do Agrupamento de Escolas de Aveiro, uma sessão de partilha extremamente interessante sobre a Engenharia e as Nanotecnologias. Foi possível a compreensão da Nanotecnologia enquanto  processo de manipulação da matéria numa escala atómica e molecular, de pesquisa e produção na escala nano, associada a diversas áreas como a medicina, a eletrónica, a ciência da computação, a física, a química, a biologia e a engenharia dos materiais. Depois, foi bastante interessante a partilha da aplicação prática deste processo, ainda nos seus primeiros passos, mas sem dúvida uma área promissora, pela empresa  GRAPHENEST.
De seguida, esta sessão foi repetida na Escola EB 23 de S. Bernardo (do Agrupamento de Escolas José Estêvão), para cerca de 60 alunos.
Pretendeu-se com esta iniciativa, despertar os jovens para esta área do conhecimento e estimular a sua curiosidade para a profissão de Engenheiro, na expectativa de que daí possam resultar influências positivas nas suas opções profissionais futuras.